Este é um local  com algumas frases criadas e trechos extraídos de livros sobre o tema que poderão servir de estímulos para o primeiro contato com a Criatividade e Inovação, ou até mesmo para pensarmos um pouco melhor sobre nós mesmos e o que nos rodeia.

Frequentemente haverá novas postagens para que possamos estar constantemente sintonizados com a Criatividade.

Caso haja interesse em um dos autores descritos, vá até sessão de “Bibliografia” que você encontrará mais detalhes dos livros, se você quiser adquiri-los.

Pensamentos

A analogia inusual tenta explorar todos os elementos de um objeto, a árvore, com outro objeto muito distinto e distante, a estrela, procurando que por cada ideia ou traço de um objeto encontremos algo análogo, parecido  ou oposto no outro objeto. (David de Prado)

Parnes compara ainda a criatividade a um caleidoscópio, no qual quanto maior o número de peças, maior o número de padrões possíveis que se pode produzir. (Eunice Soriano de Alencar)

Não tenho todas as respostas. Muitas vezes preciso sair do meu universo de conhecimento e procurar ajuda de outros profissionais para conceber uma ideia.    (Paulo Barros)

O que caracteriza os processos intuitivos e os torna expressivos é a qualidade nova da percepção. ( Fayga Ostrower).

Alguns veem as coisas como são e perguntam “por quê?” Eu as vejo como nunca foram e pergunto “por que não?” (George Bernard Shaw).

Para conseguir realizar determinados projetos, as pessoas precisam ter comprometimento e confiança. (Paulo Barros).

Não ocorrerá a criação, que é ao mesmo tempo produção e comunicação, sem que cooperem imaginação e julgamento. (George Kneller).

Independente de seu valor e reconhecimento você deve sempre fazer o melhor, pois a sua imagem e reputação é igual à MasterCard: Não tem preço! (Anderson Lucas) 

Uma agenda no formato de Mapa Mental, por outro lado, trata nossas necessidades e nossos desejos como pontos centrais de atenção, ao mesmo tempo que incorpora elementos de uma agenda tradicional. (Tony Buzan

Além de proporcionar ferramentas criativas para praticar as atitudes criativas, as ferramentas do PO podem ser usadas diretamente para resolução de problemas por aqueles que não estão interessados nas atitudes PO. (Edward de Bono). 

A guerra deve ser em função da paz, a atividade em função do ócio, as coisas necessárias e úteis em função das belas. (Aristóteles).

Não é do trabalho que nasce a civilização: ela nasce do tempo livre e do jogo. (Alexandre Koyré).

Descansar? Descansar de quê? Eu, quando quero descansar, viajo e toco piano. (Arthur Rubistein).

A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas. (Karl Marx).

Trocar de lugar com o outro, buscar e descobrir como ele vai se sentir, interagir estimulando sensações que já fazem parte do cotidiano das pessoas, no entanto, podem surpreendê-las porque se manisfestarão onde menos se espera. ( Paulo Barros). 

Quando você estiver transformando os seus recursos em novas ideias, seja um ARTISTA

Quando você estiver avaliando os méritos de uma ideia, seja um JUIZ.

Quando você estiver colocando a sua ideia em prática, seja um GUERREIRO.

(Eunice Soriano de Alencar).

Criar intensificação do viver e vivenciar-se do fazer. (Fayga Ostrower) 

Pensamento Lateral: A palavra lateral implica mover-se para o lado das maneiras estabelecidas de ver as coisas para achar novas maneiras. Este deslocamento para o lado é uma procura não da melhor maneira, mas de maneiras alternativas. O pensamento lógico tradicional é “vertical” em sua natureza porque exige idéias já prontas, e elabora em cima delas. O pensamento lateral não é para se construir idéias, mas para reestruturá-las. Ao passo que o pensamento tradicional ocupa-se só com o segundo estágio de pensamento, ou de processamento, o pensamento lateral ocupa-se com o estágio de percepção. (Edward de Bono)             

Escolho trabalhar com pessoas porque, se fossem máquinas, eu corria o risco de que dessem defeito e parassem. ( Paulo Barros)

As provas revelam que o estudante altamente criativo é mais humorado do que o estudante de alto Q.I. No decurso de uma pesquisa, pediu-se a grupos de controle de elevado Q.I. e de alta criatividade que respondessem a certas figuras, uma das quais representava uma mulher de olhar preocupado, que entrava em casa com uma porção de embrulhos. Um estudante de alto Q.I prontamente redigiu esta descrição convencional: “A Sra. Jones acaba de voltar das compras na cidade. Está preocupada porque o marido pode achar que ela gastou demais.” Um estudante altamente criativo respondeu assim:

“Essa mulher é evidentemente uma compradora compulsiva. Acredita que que se não compra à bessa a economia entrará em recessão e os trabalhadores negros serão despedidos em primeiro lugar. Está preocupada porque talvez não haja comprado bastante e por isso a queda já esteja em marcha. E teme que seu marido unha de fome não compreenda a importância dela para a economia e, reduzindo-lhe a mesada, arruíne a nação.” (George Kneller)

Estimular a criatividade envolve não apenas estimular o indivíduo, mas também afetar o seu ambiente social e as pessoas que nele vivem. Se aqueles que circundam o indivíduo não valorizam a criatividade, não oferecem o ambiente de apoio necessário, não aceitam o trabalho criativo quando este é apresentado, então é possível que os esforços criativos do indivíduo encontrem obstáculos sérios, senão intransponíveis. (Eunice Soriano de Alencar)

A atividade criativa é intrinsicamente humana, pois apenas o homem livre cria, projetando seu mundo interior sobre o meio, transformando-o e atribuindo valor. (Stela San Martin)

O homem será um ser consciente e sensível em qualquer contexto cultural. (Fayga Ostrower)

J.P Guilford “ A criatividade é a chave da educação no seu sentido mais amplo e a solução dos problemas mais graves da sociedade. (Saturnino De la Torre)

A inovação é o processamento de insumos gerados pelos processos criativos. (Anderson Lucas)

Para o cérebro humano, é muito mais fácil resgatar memórias de imagens do que de palavras. (Tony Buzan)

Enquanto que todos reconhecem a necessidade de criatividade, ela é um conceito vago demais para ser de utilidade prática. Por isso que inventei o novo termo, pensamento lateral, que é um processo deliberado. Há duas boas razões por detrás desta invenção:

1. A criatividade é um conceito muito amplo, que se aplica a tudo, desde Beethoven compondo sua Quinta Sinfonia ao homem que descobriu como fazer o creme dental listrado.

 2. A criatividade é a descrição de um resultado, depois dele ter aparecido.

(Edward de Bono)

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!