Será que você sabe para que servem os Mapas Mentais ou Mind Maps?

17/01/2014 23:57

Vocês sabem para que servem os Mapas Mentais? O Mapa Mental ou Mind Map é uma ferramenta  dinâmica que contribui para o pensamento estruturado e organizado de atividades, a fim de que possam torná-las mais rápida e efecientes. É utilizado principalmente para explicar algo, objetivando que seja facilmente entendido pelo seu público alvo.

O criador deste método pelo escritor Inglês Tony Buzan que criou este conceito quando ainda era estudante como um método de aprendizado e memorização, como forma de fazer anotações mais eficientes.

Segundo Tony Buzan os Mapas Mentais podem ser usados na escola (leitura, revisão de conteúdo, anotações desenvolvimento de ideias criativas, gerenciamento de projetos, ensino, etc...), no trabalho (geração de ideias, gerenciamento de tempo, elaboração de projetos, formação de equipes, apresentações, etc...), em casa (estabelecimento de prioridades, planejamento de projetos e de vida, compras, gerenciamento de acontecimentos, etc...) e na vida social (lembrança de datas importantes, recordação de pessoas e lugares, planejamento de atividades de lazer, eventos sociais, comunicação, etc...)  

Em uma determinada aula do Mestrado de Criatividade e Inovação, foi nos dada uma atividade para fazermos um Mapa Mental sem um tema específico, objetivando estimular a criatividade de cada um. Tive a ideia de utilizar as placas de trânsito, cujo objetivo principal foi associá-las aos processos, gestão e estratégia de uma organização, uma vez que em determinados momentos temos que mudar de direção, parar um projeto, produto ou serviço por qualquer razão, temos obstáculos que podem ser nossos concorrentes, dar a preferência para outros projetos, temos que repensar a nossa estratégia com várias pessoas buzinando ideias e assim por diante, dando a origem do Mapa Mental abaixo:

         

Buzan reforça que os Mapas Mentais são úteis também quando os objetivos e metas não são tão claros. Todos nós passamos por momentos na vida que o futuro nos parece incerto. Nessas fases os Mapas Mentais apresentam uma contribuição inestimável para a solução de problemas.

Será que não chegou a hora de utilizarmos este método para estabelecermos nossas metas e objetivos na vida? Ou aplicá-los em qualquer contexto que nos permita obter o caminho e o direcionamento necessário ultrapassando barreiras e obstáculos de uma forma mais amistosa?

Utilizem a técnica e depois me contem!

 

 

 

 

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!