Potencial Criativo: A descoberta particular

02/03/2014 20:03

Para ser criativa, cada pessoa precisa compreender este magnífico potencial de expressão humana e construção, que é inato, mas deve ser estimulado a se desenvolver, transformando-se em uma inigualável capacidade de comunicação e realização que poderá revelar as singularidades do ser humano. Criar atualiza nosso potencial construtivo e mostra nossa capacidade de relacionamento com o mundo, nosso estilo de interação com os elementos do cotidiano, o modo como solucionamos desafios, como exploramos o ambiente e suas infinitas realidades.

Existem muitos caminhos para o desenvolvimento do potencial criativo, que cada pessoa em sua trajetória existencial vai descobrindo e reconhecendo como válidos. Não existe uma receita básica, tampouco uma metodologia para a Criatividade que pode ser ensinada, mas existem sim, elementos fundamentais que podemos identificar e que explicam parcelas do processo criativo, capaz de ser observado e confrontado a parâmetros inexistentes previamente. Ser criativo é realizar-se como pessoa, levando em consideração as características e potencialidades singulares, bem como as oportunidades que são propiciadas e fornecidas pela nossa vida, moldando-se em conformidade com as circunstâncias externas por meio de escolhas, combatendo os inimigos da ação que são: o medo, a ignorância e a falta de confiança (cf. Kneller, 1973, p. 107).

Como cada ser humano é único em sua identidade e conjunto peculiar de capacidades, cada ser humano é singular em termos de seu potencial criador. Sendo assim, cada um construirá seu modo próprio de existir e criar, e o fará de modo natural, se dispuser de saúde psicológica. Em certo sentido, cada um desenvolve sua capacidade criativa, de acordo e na proporção com que toma consciência de suas possibilidades, do desenvolvimento de suas capacidades, do alcance de seus objetivos e da concretização de seus planos.

Desenvolver o potencial criativo consiste em: observar suas possibilidades e capacidades, perceber barreiras e dificuldades (de si mesmo e da situação), construir uma resposta, estratégia ou solução, e colocá-la à prova, isto é, transformá-la em ação.

Desenvolver o potencial criativo em capacidade criativa consiste em construir respostas a perguntas, encontrar soluções para desafios, propor planos para enfrentar problemas e ao executar estas ações, olhar o resultado da decisão tomada e contemplar ganhos, perdas e/ou outros fatores decorrentes, que se somam à bagagem de experiências e vão constituindo uma bagagem criativa. 

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!