O que é o Design Thinking?

31/07/2014 22:23

              

O termo foi criado pelo executivo na ocasisão pelo designer americano Tim Brown, CEO da Ideo, para conseguir expressar a diferença entre ser designer e pensar como designer. Tim fala da migração do design do nível tático e operacional para uma abordagem mais estratégica. Por isso, os CEOs, gestores, administradores, excutivos, gerentes, vendedores e até estagiários deveriam pensar como designers; só assim as empresas conseguirão ser inovadoras no sentido mais radical da palavra.

Este tema é bastante polêmico, uma vez que design thinking não é design no sentido convencional. O design thinking não substitui o trabalho que os designers normalmente fazem: é preciso continuar projetando embalagens, marcas, produtos, sites, peças gráficas e por aí vai, da mesma maneira como os designers sempre fizeram.

O design thinking é uma ferramenta de inovação; é uma abordagem predominantemente de gestão, que se vale de técnicas que os designers usam para resolver problemas. A confusão é tão grande, mesmo lá na terra do Tim Brown, que Don Norman já chegou a dizer que design thinking era um termo que deveria morrer para não causar mais estragos.

A ideia principal é estimular o trabalho em equipe como forma de viabilização de uma análise crítica de um determinado produto ou serviço do ponto de vista de percepção do cliente, por meio da empatia, ou seja, colocando-se no lugar do cliente contribuindo para a redução de impactos negativos no desenvolvimento de produtos e serviços.

Apesar de ser um conceito relativamente novo, esta técnica já vem sendo utilizada pelas organizações para melhorarem os seus resultados.

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!