O que é a Autobiografia Criativa? Você já ouviu falar?

26/12/2013 14:06
                                        
A história da vida indaga pelo próprio sujeito protagonista que têm uma função e valor ético essencial.
 
  1. Saber que é um: Autoconhecido
  2. Reconhecer como chegou a ser o que é: Condicionado e autodeterminado.
  3. Antecipar que é o que realmente quer no futuro e que vale a pena ser: Autônomo e único.

A autobiografia procura demonstrar de forma poética a breve trajetória percorrida desde o início da existência, através das reconstruções de lembranças originadas por fatos e acontecimentos que de certa forma marcam a vida de uma pessoa, criando a “blindagem humana” e preparando-a para a resistência, persistência e disposição para superar as barreiras impostas, tornando-as vencedoras dos desafios que foram colocados ou provocados por cada um de nós mesmos.

Segundo PRADO (2013:36) define que a história da vida ou a autobiografia tenta clarificar e encontrar sentido/sem sentido dos distintos acontecimentos da vida em sua funcionalidade efetiva para a construção da aprendizagem e desenvolvimento de que cada um é: as lacunas e os déficits, as falhas e as carências, os erros e os acertos, os êxitos e os fracassos, os esforços e as fraquezas, o empenho e o desempenho, os apoios e as ameaças, os problemas e as oportunidades...

Por meio da autobiografia é possível estabelecermos conexões anteriores, que permitem buscarmos determinados tipos de experiências vivenciadas que refletem em nosso perfil com o surgimento de características que por muitas vezes não temos a mínima ideia dos "porques" de hábitos, receios, medos, tristeza, alegria e dentre outras.

Não existem regras para a "Autobiografia Criativa", ou seja, pode ser feita através de um texto, com imagens representativas, poemas, poesias, enfim tudo o que você achar importante.

Infelizmente este conceito não é tão difundido aqui no Brasil, o qual tive a oportunidade de aprendê-lo e exercitá-lo somente após o ingresso no curso Conducente ao Mestrado de Criatividade e Inovação na FAAP e confesso que tive enormes descobertas que me proporcionou novas visões e formas de encararmos os acontecimentos em nossa vida diária.

Se você quiser conhecer mais sobre a "Autobiografia Criativa", existem alguns artigos publicados no IACAT pelo professor David de Prado que é referência neste tema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!