O Potencial Criativo e suas Implicações

14/09/2014 20:41

Para ser criativa, é preciso compreender este magnífico potencial de expressão humana e construção, que é inato, mas deve ser estimulada a se desenvolver, transformando-se em uma inigualável capacidade de comunicação e realização, que poderá revelar as singularidades do ser humano. Criar atualiza o potencial construtivo e mostra a capacidade de relacionar-se com o mundo; o estilo de interação com os elementos do cotidiano; o modo como os desafios são solucionados, como o ambiente e suas infinitas realidades são explorados.

Existem muitos caminhos para o desenvolvimento do potencial criativo, que cada pessoa, em sua trajetória existencial, vai descobrindo e reconhecendo como válidos. Não existe uma receita básica, tampouco uma metodologia para a criatividade que possa ser ensinada. Mas existem elementos fundamentais que podem ser identificados e que explicam parcelas do processo criativo, capaz de ser observado e confrontado a parâmetros previamente inexistentes.

Ser criativo é realizar-se como pessoa, levando em consideração as características e potencialidades singulares, bem como as oportunidades que são propiciadas pela vida. E isto se faz moldando-se em conformidade com as circunstâncias externas, por meio de escolhas, combatendo os inimigos da ação, que são: o medo, a ignorância e a falta de confiança (Kneller, 1976).

Como cada ser humano é único em sua identidade e conjunto peculiar de capacidades, é singular em termos de seu potencial criador. Sendo assim, cada um construirá seu modo próprio de existir e criar e o fará de modo natural, se dispuser de saúde psicológica. Em certo sentido, cada pessoa desenvolve sua capacidade criativa de acordo e na proporção com que toma consciência de suas possibilidades, do desenvolvimento de suas capacidades, do alcance de seus objetivos e da concretização de seus planos. Criar depende do desenvolvimento da consciência sobre o eu e do desejo e esforço de realizar o seu potencial construtivo, que se traduz na atividade concreta de suas tentativas de execução.

A regra número um da criatividade é o autoconhecimento. Outros fatores importantes são: persistência, aprimoramento de inúmeras capacidades e habilidades, percepção de limites da realidade, percepção de oportunidades, sensibilidade, intuição e humildade (reconhecimento de seus próprios limites individuais, além das competências pessoais), entre outros. 

Desenvolver o potencial criativo consiste em observar suas possibilidades e capacidades, perceber barreiras e dificuldades (de si mesmo e da situação), construir uma resposta, estratégia ou solução, e colocá-la à prova, isto é, transformá-la em ação. Desenvolver o potencial criativo em capacidade criativa consiste em construir respostas a perguntas, encontrar soluções para desafios, propor planos para enfrentar problemas e, ao executar estas ações, olhar o resultado da decisão tomada e contemplar ganhos, perdas e/ou outros fatores decorrentes, que se somam à bagagem de experiências e vão constituindo uma bagagem criativa. Por isso, Torre (2005, p. 162) descreve que:

O método criativo deve ter o poder de concentrar as energias mentais, de estimular, de facilitar o processo de ideação, de romper a lógica quando for preciso, de provocar e surpreender o discente, de distanciar-se do problema. É plural e diversificador; flexível para enfocar os problemas de diferentes pontos de vista.

Cada pessoa vai construindo suas experiências aos poucos e, conforme sua trajetória de vida, passa a definir um estilo próprio de lidar com as situações e problemas, o que caracteriza um modo de ser e fazer, que identifica uma marca pessoal, ou melhor, um perfil criativo. As características pessoais podem-se tornar, em parte, fatores que indicam o estilo criativo do indivíduo, embora no genuíno evento criativo haja sempre o elemento inesperado, que quebra modelos antigos e propõe novos paradigmas.

O paradoxal na criatividade é que, expectativas à parte em relação ao estilo de seu gênio, o resultado criativo é sempre um produto que surpreende e revela faces novas de seu criador.

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!