Metamorfose Total do Objeto: Um saber inconsciente

02/02/2014 20:48

É muito comum entrarmos no mundo da imaginação com as nossas crianças (filhos, sobrinhos, primos, etc..) mergulhando nas bricandeiras, onde muitas vezes somos protagonistas ou até mesmos coadjuvantes neste saber insconsciente.  

Por várias vezes quando brincava com a minha filha de 05 anos, ela dizia que era uma médica famosa e eu um paciente que se encontra em um intenso estado febril, a partir daí ela sempre buscava o "controle remoto da TV" simulando era o termômetro para saber a temperatura de meu corpo e consequentemente prover o remédio adequado. 

Quando iniciei os estudos sobre Criatividade e comecei a conhecer os "ativadores criativos", percebi que se tratava da Metamorfose Total do Objeto. As crianças são as que mais utilizam este ativador, por meio de transformações que são inseridas no mundo imaginário.

Segundo Prado et al.(1998, p. 84) “a palavra metamorfose (do grego) significa exatamente transformação (do latim)”. A transformação e a mudança estão impressas na natureza das coisas, da cultura e da sociedade.

A metamorfose total do objeto visa estimular a fantasia e o pensamento visual através da mudança de significado ou utilidade de um objeto, transformando seu tamanho, forma, estrutura e até mesmo função.

            

Repare na imagem acima, trata-se de um Caiaque feito de garrafas Pet, além de ser ecologicamente correto foi utilizado o "Ativador Criativo" denominado "Metamorfose Total do Objeto", onde as garrafas que tem a função de armazenar líquidos (refrigerantes, sucos, etc..) serviu como insumo para criação de um meio de transporte aquático.

Este é um poderoso "Ativador Criativo" que pode ser utilizado em qualquer contexto. Que tal usar a Metamorfose Total do Objeto para estimular a sua Criatividade? Depois me conte qual foi o seu resultado. 

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!