Inovação: É uma Obrigação

09/03/2014 22:24

                             

Considerada como a mola mestra da inovação, a criatividade vem sendo cada vez mais requerida pelas organizações como uma competência profissional. Nesse sentido, o que é valorizado não é apenas a iluminação obtida com uma nova ideia, mas também a capacidade de materializar, de implementar uma nova ideia, ou seja, dos processos que levam à inovação no âmbito organizacional.

As inovações principalmente tecnológicas promoveram uma verdadeira revolução, gerando impactos e mudanças substanciais em como nos relacionamos e na forma de fazer, bem como de conceber negócios. Nos últimos 18 anos com o advento da Internet, a velocidade em que a informação é propagada ocorre muito rapidamente, tanto para o bem, quanto para o mal, contando com importantes aliados que são as redes sociais muito utilizadas por consumidores e empresas. Por isso, as organizações têm repensado suas estruturas, processos e produtos  como forma de se manterem competitivas.

O assunto inovação não é algo novo, porém é importante destacar que certos tipos de inovações já haviam acontecido anteriormente, pois desde o tempo de Adam Smith havia uma busca incessante para maximizar a produtividade da indústria, objetivando o aperfeiçoamento das tradicionais tarefas produtivas e no início do século XX, Taylor deu um caráter mais científico às inovações da linha de montagem. (cf. Tigre, 2006, p. 197).

Contudo as empresas necessitam diferenciar-se, por meio de desenvolvimento de produtos e serviços criativos e inovadores, a fim de gerarem lucratividade aos seus acionistas, bem como manterem a sua perenidade no segmento em que atuam.  A partir daí, as empresas iniciaram a constante busca pela criatividade e inovação, a fim de terem alternativas que visem saciar o mercado consumidor com produtos e serviços que não só atendam, mas superem as necessidades e expectativas de seus consumidores. Para isso é necessário contar com um ambiente que incentive a criatividade e inovação, além de funcionários comprometidos com os objetivos previamente estabelecidos pela empresa, que busquem com frequência fazerem coisas de um jeito diferente, que resulte em algo criativo e inovador

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!