Economia Circular: Uma Inovação em Sustentabilidade

06/07/2014 22:12

                                                                              

Cada vez mais a dinâmica econômica, competitiva e social, por meio da busca incessante para termos um mundo mais sustentável, têm promovido o surgimento de novos negócios, apoiando-se em questões extremamente relevantes para a sociedade de consumo mundial. É por isso, que as organizações têm tentado atender à essas reinvidicações aliado às questões de lucratividade demanda pelos acionistas.

A fabricante de computadores Dell é um exemplo claro de "Economia Circular", pois possui um sistema de coleta gratuito aos seus clientes, por meio do recolhimento direto nas residências, utilizando-os para o processo de fabricação de novos equipamentos. Hoje cerca de 85% da produção mundial da empresa possui alguma peça reciclável.

Outra empresa americana a Interface fabricante de carpetes, vende a manutenção do produto e no fim de sua vida útil, o recolhe para usá-lo na fabricação de carpetes novos.

Destaco alguns fatores que contribuem para que este modelo tenha sucesso e por sua vez, sejam aplicados em outros segmentos, são eles:

1. Contrbuição para um mundo sustentável;

2. Novos modelos de negócios para as organizações;

3. Comodidade para os consumidores;

4. Redução de custos dos insumos produtivos;

5. Importante mecanismo de fidelização;

Estas iniciativas se bem utilizadas e totalmente repassadas para toda a cadeia poderão promover mudanças substanciais do ponto de vista de custos para as empresas, melhores preços para os consumidores e menos impacto ambiental.

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!