Analogia Inusual? Criatividade? Qual a conexão?

25/11/2013 18:20

Dentro do processo da criatividade, contamos com uma dezena de ativadores criativos que funcionam como elementos estimuladores para o desenvolvimento da solução criativa de problemas, que podem ser utilizados frequentemente no contexto organizacional, social ou pessoal.

Quantas vezes ouvimos nossos chefes, familiares ou amigos dizerem: “Fazendo Analogia com...”, expressão muito utilizada e comum em nosso cotidiano para conceituar, explicar ou argumentar sobre algo.

Por essa razão que optei por escrever sobre o ativador “Analogia Inusual” que foi criado pelo ilustre professor Dr. David de Prado Diez na década de 80 que a descreve: “Não se trata de uma técnica, mas sim um modo de abordar de forma global as imagens ou problemas, sem realizar a sua decomposição ou retirar a sua essência. A analogia é um poderoso instrumento da mente humana (pois, não se encontra em nenhuma outra espécie que saibamos) que nos permite considerar qualquer realidade ou problema em toda a sua complexidade e funcionamento sem a necessidade de automatizá-la”.

A “Analogia Inusual” é o estabelecimento das relações sistêmicas que podem existir entre os atributos, partes, formas e usos de dois objetos que não se parecem com nada.

Para deixar mais claro do ponto de vista de aplicabilidade deste ativador, utilizarei o exemplo da minha dissertação do Mestrado em Criatividade e Inovação.

O tema escolhido está relacionado com a criatividade no Carnaval, e se analisarmos profundamente, trata-se de uma indústria em que os participantes são motivados pelo amor e paixão por sua agremiação, sem nenhum tipo de incentivo financeiro.

Desta forma, foi despertado o meu interesse para este estudo que nasceu do desejo de compreender como as escolas de samba utilizam o seu potencial criativo para desenvolver o maior espetáculo a céu aberto da terra.

Através da “Analogia Inusual”, eu investigarei como as escolas de samba desenvolvem o seu processo criativo para a sua transposição no ambiente organizacional, consistindo no estabelecimento de uma conexão de algo inusitado de um segmento que promove a alegria, diversão, emoção, fascinação, encanto e entusiasmo de milhares de brasileiros e estrangeiros.

Vamos utilizar esta poderosa ferramenta que é a “Analogia Inusual” na solução criativa de problemas, permitindo-nos a sua transposição em universos inimagináveis.

Devemos lembrar que o exercício da criatividade deve ser realizado por cada um de nós, que consiste na avaliação dos problemas sob uma ótica jamais imaginada e pensada, gerando estímulos catalisadores para a concepção da solução de problemas.


Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!